Usuario  
Senha
 
Anterior

CURSO - NR-5 CIPA Online
 

Inscreva-se
AGORA

Resumo

Objetivos do Curso de CIPA – NR5 – Formação de Cipeiros

CIPA – O que é?

CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Segundo a Norma Regulamentadora 05, a NR5, "devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados".

Este Curso e-Learning de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – NR5 – Formação de Cipeiros – é dirigido a todos os profissionais que participem ou irão participar de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e necessitam ser treinados ou re-treinados.

Com o Curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – NR5 – Formação de Cipeiros – você irá aprender:

• Todo o conteúdo da NR5, legislação trabalhista e previdenciária, formação e estrutura da CIPA, tipos de riscos de saúde e segurança ocupacional, AIDS etc.

• Como identificar riscos nos processos de trabalho, elaborar mapas de risco, planos de trabalho que possibilitem ações preventivas ou corretivas na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

• Como implementar e controlar de medidas prevencionistas, bem como avaliar as ações prioritárias a serem realizadas nos locais de trabalho.

• Como realizar verificações periódicas nos ambientes, visando a identificação e correção de riscos para a saúde dos trabalhadores.

• Como avaliar metas fixadas em plano de trabalho, divulgar aos trabalhadores informações relativas a segurança e saúde no trabalho, promover campanhas de prevenção de acidentes de acordo com a NR 5 etc.

Investimento: R$ 310,00



Conteúdo Programático

 

Conteúdo Programático

Módulo I

Introdução; Conceitos; Significado da CIPA; Acidentes e doenças do trabalho; Reflexão sobre 11 de setembro; Acidentes do trabalho; Catástrofes em doses homeopáticas. Exercícios.

Módulo II

Legislação trabalhista e previdenciária; Comissão interna de prevenção de acidentes CIPA; Consolidação das Leis da Previdência Social; Lesão corporal; Acidente do trabalho; Contaminação; Benefícios da previdência; Aposentadoria; Prerrogativa do INSS – Reabilitação. Exercícios.

Módulo III

NR5 – Organização; Constituição; Atribuições da CIPA e Funcionamento; Treinamento; Processo eleitoral; NR5 – Contratantes e contratados; Plano de trabalho; Dimensionamento. Exercícios.

Módulo IV

Princípios de higiene do trabalho e de medidas de controle e risco; Proteção individual; NR6; Equipamentos de proteção; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho na empresa; Portaria 25; Riscos físicos; Limites de tolerância (ruído);O EPI; Vibrações; Radiações. Exercícios.

Módulo V

Riscos ergonômicos. Exercícios.

Módulo VI

Iluminação; Riscos de acidentes; Verificação de segurança; Conclusão; Plano de ação; Ciclo da verificação de segurança; Processo de trabalho. Exercícios.

Módulo VII

Mapeamento de risco; Etapas de elaboração; Variações do mapa; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças no trabalho; Conceitos; Causas; Condição insegura. Exercícios.

Módulo VIII

Investigação e análise de acidentes; Passos a serem seguidos; Causas e conseqüências de acidentes; Medidas preventivas; Estatísticas; Taxa de freqüência. Exercícios.

Módulo IX

AIDS e medidas de prevenção; Convivência com portadores do HIV; Acidentes e contaminação; Como inativar o vírus da AIDS; Transmissão ocupacional da doença. Exercícios.

Arquivos Extras

Slides do curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – NR5 – Formação de Cipeiros;
CIPA – leis, portarias, decretos;
CIPA - Convenções OIT;
CIPA - Normas Regulamentadoras;
Mapa de Risco Administração;
Modelo de CAT;
Modelo de plano de ação.

Público-Alvo

• Indicados pelo empregador (efetivos,suplentes e designados) e eleitos pelos empregados(efetivos e suplentes) para a CIPA.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.



 
 
 
ITEC - Instituto Tecnológico Empresarial
Av. Graça Aranha, 81, 4º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: + 55 21 2524-1079/3173-6794
2014 - ITEC - Protege seus valores - Todos os direitos reservados